Pesquisar

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Novo líder da Al Qaeda

O egípcio Saif al Adel foi apontado como o “líder interno” da rede terrorista Al Qaeda, disse Noman Benotman em declarações ao canal de TV americana CNN. Benotman já foi líder do Grupo Islâmico de Luta na Líbia, uma organização militar que era alinhada com a Al Qaeda. Nos últimos anos, entretanto, ele distanciou-se da rede de Bin Laden.
Al Adel teria sido escolhido para ocupar o lugar de Osama bin Laden, morto por militares americanos numa operação no Paquistão no dia 1 de Maio.
O egípcio teria um papel activo na rede. Além disso, ele contaria com o apoio de grupos ligados à Al Qaeda.
Recentemente, conta Benotman, aumentaram as críticas das comunidades fundamentalistas sobre a demora na definição de um sucessor para Bin Laden. Seguidores da organização estariam a reclamar inclusive em sites da internet.
No entanto, Benotman diz que a escolha por um egípcio pode não agradar aos membros da Al Qaeda no Iêmen e na Arábia Saudita, pois "esses grupos acreditam que o sucessor de Bin Laden deveria ser alguém da península saudita, que abrange todos os grupos de mulçumanos".
Logo depois da captura de Bin Laden, chegou-se a dizer que Ayman al Zawahri, o número dois da rede terrorista, seria o novo líder. A "filial" iraquiana da Al Qaeda inclusive anunciou apoio ao dirigente e disse que pretendia cometer atentados para vingar a morte do líder.

Texto adaptado: R7 Notícias
Data: 18-05-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário